RODA DO ANO 2009

Sabbat --- ---Data Roda Sul ---Data Roda Norte
Samhain-----31 de outubro---------- - 01 de maio
Yule---------21 de dezembro ---------21 de junho
Imbolc--------1 de fevereiro----------1 de agosto
Ostara --------21 de março---------- 22 de setembro
Beltane---------30 de abril-----------31de outubro
Litha ---- ------21 de junho-----------21 de dezembro
Lughnasadh----1 de agosto-----------2 de fevereiro
Mabon --------21 de setembro -------21 de março

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

AS LUAS DO ANO NO HEMISFÉRIO SUL


As Luas do Hemisfério Sul

Adaptamos o calendário lunar ao nosso hemisfério, pois o aspecto da Lua no Hemisfério Sul é invertido em relação ao Hemisfério Norte. Contando 28 dias por lunação, período médio em que a Lua dá a volta ao redor da Terra e em torno do seu próprio eixo, pode-se dizer que existem de doze a treze luas cheias em um ano.


Os rituais e as meditações durante a Lua Cheia, ajudam-nos a aumentar nossa consciência e a aguçar a percepção de nossas almas e assim reequilibrarmos toda a nossa energia. Conforme muitas tradições pagãs, as Celebrações Lunares de Lua Cheia, celebradas durante todo o ano lunar, são:

- Lua do Sangue: Nasce em Abril, é a primeira Lua cheia antes de Samhain. Ela é associada à cor vermelha e nos tempos antigos marcava o período de abate dos animais e o armazenamento de comida para a estação do inverno que está por vir. Como a primeira geada não está muito longe, plantas logo desaparecem da terra, e a carne toma-se a maior fonte de alimento durante o inverno. É a Lua que celebra a ancestralidade, a fecundidade e a maternidade.

- Lua da Neve: É a Lua de Maio. Está associada à cor prata, branca e o azul-claro. Nesse período, se os primeiros flocos de neve ou geada ainda não começaram a cair, eles não estão muito distante. A terra começa um tempo de descanso profundo sob os cobertores do inverno, juntando forças para a nova vida no despertar da primavera. Lua ideal para conectar-se com as forças divinas.

- Lua do Carvalho: Chega em Junho. É considerada uma Lua Negra, associada ao aspecto do Senhor do Carvalho. O carvalho, como seu símbolo, é a madeira tradicionalmente queimada nas fogueiras do Solstício de Inverno, que correspondente a época natalina cristã. É a Lua do recomeço, da transmutação e do renascimento.

- Lua do Gelo ou do Lobo: Vem em Julho. Sua cor é roxa, são as águas frias da terra que ficam presas sob um lençol de gelo, da mesma forma que Perséfone, da lenda grega, fica retida no submundo, enquanto a morte e o inverno reinam. Ideal para realizar trabalhos em grupo e esforços conjuntos, pois favorece a união e a unidade.

- Lua da Tempestade: Agosto descreve o longo movimento de espera das águas geladas. Conforme as chuvas caem e os oceanos se enfurecem, este é um sinal certo de que as águas irão mais uma vez fluir e a primavera irá retornar. Essa Lua é associada a cor azul, a cor das águas sagradas dedicada à Deusa Brighid. É a Lua que visa o equilíbrio entre a luz e as sombras.

- Lua Casta ou dos Ventos: Setembro remete a liberação de Perséfone da terra dos mortos. É a volta da primavera com a vida renovada. Ela reaparece em sua forma virginal, limpa e intocada. Apropriadamente, sua cor é o branco. É a Lua que celebra a Deusa Tríplice, a Jovem, a Mãe e a Anciã.

- Lua da Semente: Outubro anuncia o crescimento que irá colorir a terra, conforme as estações avançam. As sementes que estão em repouso abaixo do solo começam a germinar, ao mesmo tempo em que toda a vida desperta para a terra aquecida. Sua cor é o verde-claro. Época ideal para plantar as novas sementes do futuro.

- Lua da Lebre ou da Flor: Nasce em Novembro. Lua dedicada à Deusa e à fertilidade. Rosa, a cor do amor e o branco, são as cores da Lua da Lebre. Conforme a primavera atinge seu ápice, o romance e o amor ficam mais evidentes. Essa é a Lua do despertar da consciência e da sexualidade.

- Lua da Díade ou do Sol: Dezembro é o período do Solstício de Verão. É a Lua dos Amantes, uma antiga palavra que significa "par", reflete a presença visível do Deus e da Deusa, estampados no sol brilhante e nos campos verdejantes. Essa Lua é considerada da cor laranja, ou seja, a cor do sol de verão. Lua das graças e do equilíbrio.

- Lua das Campinas: Nasce em Janeiro. Ela é a última Lua antes da primeira colheita, é celebrada com danças e músicas. Este é o tempo em que os antigos pagãos preparavam os prados para as celebrações das colheitas. A Lua das Campinas é amarela, a cor do hidromel. Lua da fertilidade, dos sonhos e das bênçãos.

- Lua das Ervas ou da Colheita: É a Lua verde-escura de Fevereiro. A palavra no inglês usada para a denominação dessa lua é 'wort', uma palavra conhecida por nossos ancestrais para descrever o estado verde da terra, é o nome dado à Lua que surge ao mesmo tempo quando as plantas estão para ser colhidas. Tempo de honrar os frutos, pois o período do fim da colheita chegará com o primeiro movimento da foice nos pés das plantações. É a Lua da purificação, da cura e do agradecimento.

- Lua da Cevada: Surge antes do Equinócio de Outono, em Março. Os grãos são ceifados. É o fim da estação e o fim do ciclo anual. O marrom, a cor dos grãos, é a cor da Lua da Cevada. É a Lua da sabedoria, do conhecimento, das decisões e do fechamento de bons negócios.

- Lua do Vinho: É a Lua excedente do ano ou a 13ª Lua. Com a mudança do calendário lunar para o calendário solar, houve uma sobreposição de alguns meses. Às vezes existem doze Luas durante o ano solar e às vezes treze. Quando essa Lua "extra" surge geralmente nasce em abril ou maio, normalmente antes da Lua de Sangue. Essa Lua é em honra ao vinho. Sua cor é o vermelho púrpura, a cor do vinho e da vida. É a Lua da profecia e da criatividade.

Bibliografia:

Caminhos Pagãos de Gwydion O’Hara

Na realidade as Celebrações Lunares são tempos de reflexões, além de serem festividades cheias de vida. Não é de admirar que tantas pessoas se realizem ao festejarem os ciclos lunares. Os pagãos celebram as fases da mudança de suas próprias vidas relacionando-as com as fases da Lua e com os ciclos da Terra. Abençoados sejam!

Rowena Arnehoy Seneween ®


2 comentários:

  1. Boa matéria, estava necessitando de um saber sobre todas as luas nos meses. <3

    ResponderExcluir
  2. sendo que as datas estão mudadas, do norte é do sul e do sul do norte, mas ta bem o visual do blog.

    ResponderExcluir